Dicas

Quando se trata de viajar para a Turquia muitas pessoas tem algum receio, devido à frequente instabilidade política vivida no país, os atentados terroristas levados a cabo em 2016 e por se tratar de um país onde a maioria da população é muçulmana!

Ao chegar à Turquia deparamo-nos com um país muito europeu, onde as pessoas são amigáveis e a sua cultura também muito europeia faz-nos “sentir em casa”.

A segurança vê-se por todo o lado, desde patrulhamento de ruas, detetores nas entradas de hóteis, centros comerciais, restaurantes e em todas as zonas turísticas…

Aqui pode encontrar algumas dicas:

  • Para viajar não necessita de passaporte. Pode usar o Cartão de Cidadão e comprar um visto electrónico por 20€ que deve manter durante toda a sua estadia.
  • A moeda local é a lira turca. Ao chegar ao aeroporto de Ataturk pode-se fazer o câmbio para liras – existem várias casas de câmbio espalhadas pela cidade e as taxas são muito semelhantes entre elas… O valor da lira é mais baixo que o euro, o que faz com que o poder de compra seja maior.
  • A cidade dispõe de uma linha de metro que percorre toda a cidade e liga aos principais pontos turísticos. Na zona turística o metro anda à superfície, permitindo ver a cidade em todo o seu esplendor… Pode-se comprar o passe e ir carregando nas máquinas automáticas.
  • Circular de táxi é o meio mais rápido para se chegar ao destino. Os preços são bastante acessíveis e os táxis dispõe de taxímetro… Aconselha-se a levar um mapa ou o destino por escrito para mostrar ao taxista pois quase nenhum fala inglês!
  • Na zona turística e um pouco por toda a cidade existem vários locais almoçar/jantar e experimentar a gastronomia local. O famoso kebab é muito apreciado e as especiarias locais dão um aroma à cidade que faz abrir o apetite…
  • A visita aos locais turísticos é quase obrigatória quando se visita Istambul, assim como um passeio de barco pelo estreito de Bósforo.
  • Por toda a cidade existe comércio… quer local, quer em grandes centros comerciais. Aconselha-se a levar mala de porão na sua viagem porque perante tanto comércio é quase inevitável resistir às compras! No Grand Bazaar pode comprar tudo e mais alguma coisa do comércio local e não só… são várias ruas repletas de lojas onde a maioria dos comerciantes são muito persuasivos na venda dos seus produtos!